Inicio

O dia em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi quebrada em um atentado

Estatueta da Padroeira do Brasil ficou seriamente danificada após um ataque em 1978
Por History Channel Brasil em 12 de Outubro de 2023 às 13:05 HS
O dia em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi quebrada em um atentado-0

A história de Nossa Senhora Aparecida remonta ao ano de 1717, quando três pescadores encontraram a imagem dela partida em dois pedaços no Rio Paraíba do Sul, na atual região de Guaratinguetá (SP). Depois disso, eles apanharam muitos peixes, o que foi atribuído a uma graça da santa, pois havia uma escassez de pesca na época. Com o tempo, ela passou a ser adorada e se tornou oficialmente a Padroeira do Brasil em 1930, por decreto do papa Pio XI. Mas, em 1978, a estatueta foi quebrada durante um atentado.

Iconoclasta 

O ataque aconteceu em 16 de maio de 1978, na Basílica Velha, em Aparecida (SP). Durante a missa das 20h, houve uma queda de energia e um jovem aparentemente transtornado avançou em direção à imagem da santa no altar. Ele quebrou o vidro protetor do nicho onde estava a estatueta, o que resultou em danos em sua coroa e no estilhaçamento de sua cabeça (a peça é feita de terracota, ou seja, argila manufaturada e cozida no forno). 

Imagem quebrada de Nossa Senhora Aparecida
Imagem quebrada de Nossa Senhora Aparecida (Imagem: Maria Helena Chartuni/Domínio Público, via Wikimedia Commons)

Em seguida, o rapaz correu com a imagem para fora da igreja. Ao ser alcançado por um guarda na rua, o jovem jogou a estatueta no chão (ou deixou-a cair, de acordo com algumas versões), fazendo com que ela quebrasse em centenas de pedaços. O responsável pelo ato foi detido e tratado como doente mental. Mais tarde, ele confessou que era um iconoclasta decidido a destruir todos os santos que encontrasse. Anteriormente ele já havia quebrado uma estatueta de São José na cidade de São José dos Campos.

Inicialmente, a Igreja Católica cogitou que o restauro da imagem fosse feito no Vaticano, mas o trabalho acabou ficando a cargo da artista plástica brasileira Maria Helena Chartuni, chefe do Departamento de Restauração do Museu de Arte de São Paulo (Masp) na época. Ela trabalhou durante 33 dias ininterruptos para recuperar a escultura da santa. As partes que estavam faltando (como detalhes da cabeça) foram reconstituídas.

Em 19 agosto de 1978, a imagem restaurada de Nossa Senhora voltou à Aparecida em um cortejo do Corpo de Bombeiros. Naquele dia, milhares de fiéis acompanharam o trajeto da estatueta do vão do Masp até a cidade do interior de São Paulo. Cerca de 100 mil pessoas participaram da cerimônia de retorno da Padroeira ao Santuário Nacional.

Fontes
G1 e Diário de Notícias
Imagens
iStock