Água da Terra pode ter sido trazida por asteroides, diz novo estudo

Um novo estudo sugere que a água da Terra pode ter sido trazida por asteroides originados nos confins do Sistema Solar. Essa é a conclusão a qual cientistas chegaram depois de analisar amostras trazidas pela sonda japonesa Hayabusa-2. Durante uma missão que durou seis anos, o equipamento coletou fragmentos de uma rocha espacial conhecida como Ryugu.
Amostras livres de contaminação
Ao coletar material diretamente do asteroide e entregá-las à Terra, a missão forneceu aos pesquisadores a oportunidade de estudar amostras primitivas e livres de contaminação terrestre pela primeira vez. "Portanto, fomos capazes de obter as características químicas mais recentes para elucidar a história da formação do início do Sistema Solar e as origens da água e a evolução dos orgânicos que provavelmente foram os blocos de construção da vida na Terra", diz um comunicado da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA).

Segundo os cientistas, as análises das amostras sugerem que substâncias encontradas em asteroides como o Ryugu podem ter servido como “berços” para compostos orgânicos e água durante a formação do nosso planeta. "Asteroides do tipo C, voláteis e ricos em orgânicos, podem ter sido uma das principais fontes de água da Terra", diz o estudo, publicado na revista Nature Astronomy.
A missão Hayabusa-2 foi lançada em 2014. Após coletar as amostras do asteroide Ryugu, ela voltou à Terra no ano de 2020. Novas revelações ainda são esperadas a partir da análise desse material. "As investigações em andamento dessas amostras preciosas certamente expandirão nossa compreensão do processo inicial do Sistema Solar"