Alerta geológico: a crosta terrestre está afundando sob os Andes
Um novo estudo aponta que a crosta terrestre (camada rochosa mais externa da Terra) está “pingando” abaixo da Cordilheira dos Andes. Segundo os especialistas, esse fenômeno vem acontecendo lentamente há muito tempo. A pesquisa, assinada por grupo de cientistas da Universidade de Toronto, foi publicada na revista Communications Earth & Environment.
Gotejamento litosférico
"Assim como o mel escorre lentamente de uma colher, partes da camada rochosa mais externa da Terra estão afundando continuamente na camada mais fluida do manto do planeta ao longo de milhões de anos", disseram os pesquisadores em um comunicado. Conhecido como gotejamento litosférico, esse processo resulta em deformações significativas na superfície terrestre, como bacias, dobras da crosta e elevações irregulares.
O gotejamento litosférico ocorre quando partes da camada mais baixa da camada externa da Terra engrossam e começam a pingar no manto abaixo quando aquecidas a uma certa temperatura. Isso resulta em um movimento ascendente da massa de terra ao longo de centenas de quilômetros. Agora, o novo estudo confirmou que várias regiões da Cordilheira Central dos Andes também foram formadas dessa maneira.
O estudo que identificou o fenômeno nos Andes poderá ajudar até mesmo a entender melhor a geologia de outros planetas. “No geral, os resultados ajudam a definir uma nova classe de placas tectônicas e podem ter implicações para outros planetas terrestres que não possuem placas tectônicas semelhantes às da Terra, como Marte e Vênus.”, disse Julia Andersen, cientista que liderou a pesquisa.