Misterioso buraco gigante aparece no deserto do Atacama, no Chile
O aparecimento de um gigantesco buraco no deserto do Atacama preocupa as autoridades do Chile. A cratera tem cerca de 25 metros de diâmetro e surgiu em uma área de mineração na região de Tierra Amarilla, a cerca de 665 quilômetros ao norte de Santiago. Uma equipe do Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) está investigando o sumidouro para determinar a causa do fenômeno.
Área povoada
O buraco, que tem aproximadamente 64 metros de profundidade, fica em uma terra onde há uma mina de cobre operada por uma empresa canadense. “Solicitamos que seja possível esclarecer a causa deste evento, quais os motivos, se o colapso é produto da atividade mineira abaixo ou se é de outra natureza”, disse Cristobal Zúñiga, prefeito da região de Tierra Amarilla. Ele ainda alertou que a cratera ainda está ativa e continua a crescer.
CHILE // 🇨🇱 🕳️ Un enorme socavón de aproximadamente 25 metros de diámetro se produjo en la Mina Alcaparrosa en Candelaria, región de Atacama.
— La Estrella | Panamá (@EstrellaOnline) August 1, 2022
Las autoridades desconocen el origen; sin embargo, el alcalde, Cristóbal Zúñiga, dijo que el agujero no ha dejado crecer. pic.twitter.com/3iGymUn5Uh
A comunidade está em alerta, principalmente porque o buraco gigante fica próximo a uma área povoada e a um Centro de Saúde da Família."Iremos até as últimas consequências como Município para proteger a nossa comuna e acabar de uma vez por todas com estes abusos e a contaminação excessiva destas empresas mineiras", disse Zúñiga.
Segundo a Secretaria da Região Ministerial de Mineração da Região do Atacama (Seremi), nenhuma pessoa foi afetada pelo aparecimento do buraco. Para garantir a segurança, o Sernageomin determinou o fechamento dos acessos da mina. As autoridades disseram ainda que continuam avaliando a situação e que irão emitir novas recomendações de acordo com o andamento do caso.