Ambicioso projeto pretende desviar os raios solares para esfriar a Terra
Nos últimos anos, a comunidade científica vem estudando modos de fazer intervenções climáticas não convencionais na tentativa de combater os efeitos do aquecimento global. Agora, a primeira tentativa de iluminar as nuvens e refletir os raios solares para o espaço foi bem-sucedida. A ideia é usar a técnica para esfriar temporariamente a Terra.
Questões éticas
Os pesquisadores fizeram o primeiro teste ao ar livre da tecnologia em um porta-aviões aposentado na baía de São Francisco, na Califórnia, nos Estados Unidos. A máquina lançou uma fina névoa de aerossóis no ar, na tentativa de iluminar as nuvens e desviar parte dos raios solares para o espaço. O projeto representa uma nova abordagem na luta contra as mudanças climáticas.
O experimento é financiado por várias instituições e liderado por cientistas da Universidade de Washington. Apesar de seu potencial promissor, a ideia de manipulação do clima é altamente controversa. A discrição com que o teste foi conduzido reflete a preocupação dos cientistas com possíveis reações adversas.
A Casa Branca, embora financie pesquisas semelhantes, se distanciou do estudo na Califórnia. A falta de consenso e os possíveis riscos envolvidos levantam questões éticas e práticas sobre a viabilidade e a responsabilidade de intervir nos sistemas climáticos naturais.