Astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional filma meteoro atingindo a Terra
Andreas Mogensen, da Agência Espacial Europeia (ESA) é o atual comandante da Estação Espacial Internacional. Durante sua missão, o astronauta fez um vídeo incrível mostrando um meteoro atingindo a atmosfera da Terra. As imagens foram postadas por ele no X (antigo Twitter).
Gemínidas
"Há algumas semanas, tive a sorte de capturar uma estrela cadente em vídeo. Foi rápido como um piscar de olhos, então a segunda parte do vídeo mostra que ele ficou mais lento. A trajetória do meteoro é reta, mas parece instável, devido ao movimento da minha mão e da câmera tentando compensá-lo", afirmou.
Look up!
— Andreas Mogensen (@Astro_Andreas) December 13, 2023
A few weeks ago I was lucky enough to capture a shooting star on video. It was over in the blink of an eye, so the second part of the video shows it slowed down. The path of the meteor is straight, but it does look wonky, due to my hand movement and the camera trying to… pic.twitter.com/EvlUGAxRu0
"Falando em estrelas cadentes, as próximas noites serão o pico das Gemínidas, que podem produzir até 120 estrelas cadentes por hora! A maioria das chuvas de meteoros vem de um cometa, mas esta, na verdade, vem de um asteroide", explicou o astronauta.
A chuva de meteoros Gemínidas acontece durante grande parte de dezembro, mas seu pico foi registrado entre a noite do dia 13 e a manhã do dia 14. “A maioria dos meteoros parecem ser incolores ou brancos, porém os Geminídeos aparecem com uma tonalidade esverdeada. Eles são lindos!”, disse Bill Cooke, líder do Escritório de Meio Ambiente de Meteoroides da NASA.