Como será a primeira chuva de meteoros criada por humanos
A empresa japonesa Astro Live Experiences (ALE) está trabalhando para produzir a primeira chuva de meteoros criada por humanos. A companhia diz que o projeto não será feito apenas com o objetivo de criar mero entretenimento, mas também para produzir ciência. O experimento está previsto para acontecer em 2025.
Pequenas esferas
O projeto consiste em usar um satélite situado a 80 quilômetros acima da Terra para lançar pequenas esferas de 1 cm. Ao entrarem em contato com a atmosfera do nosso planeta, eles se incendiariam, à semelhança do que ocorre com os meteoritos, gerando assim o efeito de uma chuva de estrelas cadentes no céu noturno. Como elas queimarão antes de atingir o solo, o experimento não deve oferecer risco aos observadores.
Em comparação com uma chuva de meteoros natural, as estrelas cadentes artificiais viajariam mais devagar e brilhariam por um período mais longo no céu. Além do espetáculo visual, o projeto também visa coletar informações científicas sobre a mesosfera. Essa camada da nossa atmosfera fica situada logo abaixo da estratosfera.
“Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento sustentável da humanidade e aproximar o espaço de todos nós, expandindo a área de atividade humana além da Terra para descobrir, coletar e aplicar dados espaciais essenciais”, disse a Dra. Lena Okajima, fundadora e diretora executiva da ALE.