China teria desenvolvido armas a laser capazes de disparar “infinitamente”
Cientistas da Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China afirmam que desenvolveram uma arma a laser que pode disparar “infinitamente”. Caso seja verdade, a tecnologia tem o potencial de revolucionar a indústria bélica, já que reduziria os custos e aumentaria o alcance e os danos causados por essas armas. Um estudo sobre o dispositivo foi publicado no periódico Acta Optica Sinica.
Sistema de resfriamento
O segredo dessa inovação estaria em um novo sistema de resfriamento que elimina completamente o calor gerado durante o funcionamento dos lasers de alta energia. Essa questão era um grande desafio técnico para o desenvolvimento dessas armas. Com a nova tecnologia, elas agora poderão gerar feixes de laser pelo tempo que for necessário, sem interrupção ou prejuízo no desempenho.
Segundo os pesquisadores, o novo sistema utiliza estruturas avançadas e um fluxo de gás otimizado. Isso não apenas permite que a arma dissipe o calor interno, mas também minimiza as turbulências e vibrações. “Este é um grande avanço na melhoria do desempenho de sistemas laser de alta energia”, disse a equipe liderada pelo cientista Yuan Shengfu.
Em um post no Twitter, Steve Weaver, ex-oficial militar britânico que se descreve como "admirador da China", disse que se as notícias sobre o feito dos cientistas forem verdadeiras, isso colocaria o país asiático à frente dos EUA nesse tipo de tecnologia. Apesar do anúncio dos pesquisadores, a nova arma ainda não foi vista em ação.