Cientista quer transformar asteroides em moradias para seres humanos
O cientista aposentado David W. Jensen apresentou uma nova ideia para estabelecer assentamentos humanos em asteroides. A intenção de criar colônias em rochas espaciais não é nova, existe há algum tempo, mas ainda não existia tecnologia para executar esse projeto. Desta vez, Jensen afirma que sua proposta é viável do ponto de vista tecnológico e econômico.
Robôs operários
Os principais pontos do projeto são três: a seleção de objetos espaciais adequados, a escolha do tipo de habitat e a tecnologia necessária para chegar e se estabelecer neles. Jensen até propõe qual objeto seria o mais adequado para o seu projeto: o asteroide Atira, localizado na região conhecida como "Cachinhos Dourados" do Sistema Solar (zona onde as temperaturas permitem a existência de água líquida).
Para isso, seriam necessários robôs capazes construir toda a estação, de módulos habitáveis a células solares (apenas os componentes técnicos mais avançados seriam enviados da Terra). Jensen sugere o envio de uma cápsula contendo quatro robôs-aranhas avançados o suficiente para se replicarem sozinhos. Eles produziriam mais 3.000 robôs-aranha que trabalhariam para erguer a estrutura.
A ideia é que a estação tenha formato toroide (oco e similar a um anel). A borda externa forneceria proteção contra várias ameaças, desde radiação até micrometeoritos, enquanto diversos níveis poderiam ser construídos no interior para maximizar a habitabilidade. O cientista afirma que construir uma estação espacial no local teria um custo aproximado de 4 bilhões de dólares e que o projeto poderia ser concluído em apenas 12 anos (caso encontre algum bilionário disposto a financiá-lo).