Cientistas afirmam que alguns dinossauros cantavam como aves
Uma equipe internacional de paleontólogos publicou um estudo revolucionário na revista Nature. Nele, os cientistas afirmam que alguns dinossauros não aviários possuíam um órgão especial que lhes permitia "cantar" como os pássaros. Os especialistas acreditam que esses animais pré-históricos provavelmente cantavam antes da chegada das aves.
Essa hipótese surgiu a partir da descoberta de fósseis de um anquilossauro (Pinacosaurus grangeri). É extremamente raro encontrar o aparelho fonador de um dinossauro, pois esses tecidos respiratórios normalmente não sobrevivem para entrar no registro fóssil. Contra todas as probabilidades, a laringe desse animal que viveu no período Cretáceo (há cerca de 84 milhões de anos) permaneceu preservada.
Segundo os pesquisadores, o anquilossauro tinha a laringe mais próxima da boca do que da traqueia, o que lhe dava mais controle sobre os sons que produzia. Os paleontólogos acreditam que o som dessa laringe era semelhante ao chilrear dos pássaros e longe dos rugidos ameaçadores que sempre imaginamos.
O som produzido pelos dinossauros tem sido um dos grandes mistérios da paleontologia. Por muitos anos, os paleontólogos pensaram que eles faziam grunhidos semelhantes aos dos crocodilos, mas essa ideia se baseava apenas em uma relação anatômica entre os fósseis. A nova descoberta pode mudar completamente esse conceito e alterar para sempre nossa ideia de qual som fazia um dinossauro.