Cientistas descobrem que os golfinhos gostam de música clássica
Um grupo de especialistas da Universidade de Pádua, na Itália, descobriu que os golfinhos mudam seu comportamento quando ouvem música clássica. De acordo com um estudo publicado no periódico científico Applied Animal Behavior Science, os cientistas descobriram que os mamíferos marinhos ficaram mais calmos e sociáveis depois de serem expostos a obras de compositores como Debussy e Beethoven.
Efeitos benéficos
Para o estudo, os cientistas acompanharam um grupo formado por cinco golfinhos fêmeas e três machos com idades entre 5 e 49 anos. Os cetáceos foram expostos durante 20 minutos por dia a diversos estímulos, e as alterações comportamentais foram avaliadas logo após os testes. A música teve mais efeitos benéficos sobre os animais do que brinquedos ou outros sons.
Os cientistas observaram que os golfinhos, após serem submetidos à música clássica, tornaram-se mais sociáveis, mostraram mais interesse um pelo outro e passaram mais tempo juntos. Eles também verificaram que a música clássica pode aumentar a produção de compostos químicos naturais nos corpos dos golfinhos, o que afetaria seu humor.
Os pesquisadores concluíram que tocar música clássica para os golfinhos pode ser particularmente útil quando os animais estão sob estresse, ou em outras situações que podem levar ao aumento do conflito, ou quando mudanças precisam ser feitas na composição social do grupo.