Inicio

Cientistas descobrem que uma supernova “varreu toda a poeira” do Sistema Solar

Estudo diz que que há 3 milhões de anos ocorreu uma explosão que pode ter agido como um ventilador gigante
Por History Channel Brasil em 10 de Novembro de 2024 às 13:05 HS
Cientistas descobrem que uma supernova “varreu toda a poeira” do Sistema Solar-0

Uma equipe de astrônomos da Universidade de Boston, liderada por Jesse Miller, afirma que há cerca de 3 milhões de anos, a explosão de uma supernova pode ter varrido quase toda a poeira do nosso Sistema Solar. Esse material havia se acumulado da mesma forma que o pó se acumula em uma casa até ser varrido, e, eventualmente, acumula-se novamente. Um estudo sobre a descoberta foi publicado no periódico Astrophysical Journal Letters.

"Ventilador gigante"

De acordo com o estudo, uma supernova a 50 parsecs (aproximadamente 163 anos-luz) de distância teria a capacidade de ejetar cerca de metade dos objetos de menos de um centímetro na Nuvem de Oort (região que envolve o Sistema Solar), além de alterar as órbitas de objetos maiores, dependendo de seus parâmetros orbitais. Nos sistemas estelares mais próximos das supernovas, objetos de até 100 metros de diâmetro poderiam ser ejetados.

Os cientistas também detectaram o aumento de um isótopo radioativo de ferro no gelo terrestre de 3 milhões de anos atrás, o que os levou a descobrir a explosão de uma estrela a 160 anos-luz da Terra. Os astrônomos acreditam que 70% da poeira espacial do Sistema Solar, concentrada no cinturão de Kuiper (cerca de 3,5 milhões de gigatoneladas de partículas), foi “varrida” por essa supernova.

Os especialistas criaram uma simulação numérica da trajetória dessa supernova, a qual revelou, de forma geral, que supernovas mais próximas têm força suficiente para varrer a poeira micrométrica do Sistema Solar. Na palavra dos astrônomos, o fenômeno “seria como ligar um ventilador gigante”.

Fontes
ABC.es
Imagens
istock