Cientistas podem ter desvendado mistério sobre a origem dos anéis de Saturno
O motivo da inclinação axial de Saturno e a origem de seus icônicos anéis são perguntas que nunca foram totalmente respondidas pela ciência. Agora, um novo estudo pode ter encontrado uma explicação para esses mistérios. Segundo cientistas dos Estados Unidos, a destruição de uma antiga lua estaria por trás dessas particularidades do planeta.
Os anéis de Saturno, que teriam se formado há cerca de 100 milhões de anos, são uma das características planetárias mais distintas do nosso sistema solar. No entanto, sua origem permanece pouco compreendida. Além disso, as explicações para a inclinação do planeta, e as curiosas órbitas de sua maior lua, Titã, permanecem insatisfatórias.
Para tentar esclarecer essas questões, o pesquisador Jack Wisdom, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e seus colegas usaram dados da recente missão Cassini e simulações numéricas para propor uma solução que explicaria esses três mistérios. Os cientistas argumentam que o sistema de Saturno experimentou um evento violento há cerca de 150 milhões de anos. Foi quando uma lua previamente existente (que eles chamam de Chrysalis) foi destruída ao ser atraída pela gravidade do planeta, resultando na formação dos anéis de Saturno.
Segundo os autores, esse mesmo evento também pode ter causado a excêntrica órbita de Titã e a obliquidade de Saturno. Para provar essas teorias, mais pesquisas precisam ser feitas para entender melhor o momento polar de inércia de Saturno (que é como a massa é distribuída no interior do planeta) e a probabilidade de eventos semelhantes ocorrerem em outros planetas com anéis.