Cientistas querem usar explosões nucleares para desviar asteroides
Cientistas acreditam que pulsos de raios X produzidos por uma explosão nuclear podem desviar asteroides. A pesquisa, que simula essa técnica em laboratório, indica que a tecnologia pode ser uma alternativa viável para missões de defesa planetária no futuro. Um estudo sobre o tema foi publicado na revista Nature Physics.
Liberação de energia
Asteroides e cometas que se aproximam da Terra representam sérios riscos para o planeta. Recentemente, a NASA demonstrou a possibilidade de mudar a trajetória de um asteroide ao colidir com ele, através da missão DART. No entanto, esse método físico demanda planejamento, tempo e recursos elevados.
A nova proposta consiste em utilizar a energia liberada por uma explosão nuclear para emitir raios X, aquecendo rapidamente a superfície do asteroide e fazendo com que parte dela se vaporize. Esse processo geraria impulso suficiente para alterar o curso do objeto.
A equipe, liderada por Nathan Moore, do Sandia National Laboratories, nos Estados Unidos, recriou essa ideia em laboratório, usando pulsos de raios X em modelos de asteroides feitos de quartzo e sílica. As experiências mostraram que o aquecimento da superfície produziu plumas de vapor, capazes de gerar velocidades de até 70 metros por segundo nos alvos simulados.
Com base nesses resultados, os cientistas realizaram simulações que sugerem que a técnica poderia desviar asteroides de até quatro quilômetros de diâmetro. Eles planejam, no futuro, testar diferentes materiais e pulsos de raios X para avaliar a eficácia da estratégia em outros cenários.