NASA revela imagens do momento em que um asteroide foi desviado pela missão DART
No ano passado, a NASA fez história ao conseguir mudar a trajetória de um asteroide acertando-o com uma sonda balística. O experimento foi feito para testar uma técnica que um dia poderá ser empregada para desviar um objeto espacial em rota de colisão com a Terra. Agora, a agência espacial divulgou imagens do momento do impacto feitas pelo telescópio Hubble.
Explosão de mil toneladas
O Hubble capturou uma série de fotos do asteroide Dimorphos, que foi desviado de sua rota pela missão missão DART (sigla em inglês para "Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo") em 26 de setembro de 2022. As imagens em time-lapse revelam as mudanças surpreendentes causadas pelo impacto de 20 mil km/h que alterou a rota do objeto espacial. Segundo a NASA, a colisão explodiu mais de mil toneladas de poeira e rocha do asteroide.
As imagens oferecem informações valiosas sobre como os destroços foram dispersos em um padrão complexo nos dias seguintes ao impacto. O filme mostra três estágios sobrepostos das consequências da colisão: a formação de um cone ejetado; o redemoinho espiral de detritos apanhados ao longo da órbita do Dimorphos em torno de seu asteroide companheiro (Didymos); e a sua cauda sendo arrastada para trás pela pressão da luz solar.
"Nunca testemunhamos um objeto colidir com um asteroide em um sistema binário antes em tempo real, e é realmente surpreendente. Eu acho fantástico. Muita coisa está acontecendo aqui. Vai levar algum tempo para entender", disse Jian-Yang Li do Instituto de Ciências Planetárias em Tucson, nos Estados Unidos.