Compare as diferenças entre as imagens dos telescópios James Webb e Hubble
O início das operações do telescópio espacial James Webb representou uma nova era para a astronomia. As primeiras imagens dos confins do universo registradas pelo equipamento chamaram a atenção por sua nitidez. Elas impressionam ainda mais quando comparadas com os registros captados anteriormente pelo telescópio Hubble.
Quando o desenvolvedor John Christense viu os primeiros registros do James Webb, ele ficou impressionado, mas não compreendeu imediatamente o que havia de diferente em relação às imagens do Hubble. Por isso ele decidiu criar uma ferramenta digital que permite comparar as imagens registradas pelos dois telescópios. O salto de qualidade é notável (clique aqui para acessar).
I made a tool to compare Webb's new images to Hubble! https://t.co/1JqTxabgGC#JamesWebbSpaceTelescope pic.twitter.com/2wRO8t0LXD
— John Christensen (@JohnnyC1423) July 12, 2022
O telescópio James Webb foi projetado justamente para complementar as observações do Hubble, que entrou em funcionamento há 30 anos. Lançado em dezembro de 2021, o novo equipamento teve suas primeiras imagens divulgadas no dia 11 de julho. Entre elas, estão os registros da Nebulosa de Eta Carinae, do Quinteto de Stephan e da Nebulosa NGC 3132.
O James Webb é considerado o maior e mais poderoso telescópio espacial já construído. O novo equipamento é capaz de fotografar o universo com uma definição inédita, principalmente graças à sua visão infravermelha, uma de suas maiores vantagens em relação ao Hubble, que opera basicamente com o espectro de luz visível.