Inicio

Criatura considerada extinta há 40 mil anos é encontrada viva nos Estados Unidos

Descoberto no litoral da Califórnia, até agora o animal era conhecido apenas por meio de registros fósseis
Por History Channel Brasil em 18 de Novembro de 2022 às 11:15 HS
Criatura considerada extinta há 40 mil anos é encontrada viva nos Estados Unidos-0

Durante uma pesquisa de campo corriqueira na costa da Califórnia, nos Estados Unidos, um pesquisador fez uma descoberta surpreendente. O ecologista marinho Jeff Goddard simplesmente se deparou com exemplares vivos de uma criatura considerada extinta há 40 mil anos. Trata-se de um pequeno molusco que até agora só era conhecido por meio de registros fósseis.

Cymatioa cooki

Goddard estava pesquisando a vida marinha de Naples Point quando um par de pequenos bivalves translúcidos chamou sua atenção. "Suas conchas tinham apenas 10 milímetros de comprimento”, disse ele, que atua no Instituto de Ciências Marinhas da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara. “Mas quando eles se estenderam e começaram a acenar com um pé branco brilhante e listrado, mais longo do que a carapaça, percebi que nunca tinha visto essa espécie antes”, completou.

O pesquisador fotografou os animais e enviou as imagens para Paul Valentich-Scott, especialista em moluscos do Museu de História Natural de Santa Bárbara, que suspeitou que se tratava de uma espécie previamente desconhecida. “Quando desconfio que algo é uma nova espécie, preciso rastrear toda a literatura científica desde 1758 até o presente”, disse. Dessa forma, ele descobriu que o fóssil de um animal muito semelhante havia sido descrito pelo cientista George Willett em 1937.

Assim, Valentich-Scott solicitou o espécime original de Willett (agora classificado como Cymatioa cooki) do Museu de História Natural do Condado de Los Angeles. Depois de comparar cuidadosamente os espécimes de Naples Point coletados por Goddard com o fóssil de Willett, o pesquisador concluiu que eram da mesma espécie. “Não é tão comum encontrar viva uma espécie inicialmente conhecida em registro fóssil, especialmente em uma região tão bem estudada como o sul da Califórnia”, afirmou Goddard.

Fontes
Science News e Universidade da Califórnia em Santa Bárbara
Imagens
JEFF GODDARD/Universidade da Califórnia em Santa Bárbara/Divulgação