Inicio

Moscas carnívoras extintas ressurgem após mais de um século

Também chamadas de “abutres barbudos”, elas haviam desaparecido em 1836
Por History Channel Brasil em 06 de Setembro de 2022 às 15:35 HS
Moscas carnívoras extintas ressurgem após mais de um século-0

Moscas carnívoras da espécie Thyreophora cynophila, também conhecidas como “abutres barbudos” ou “moscas-urubu”, foram encontradas no sul da França, após terem sido declaradas extintas há mais de um século.  Os insetos foram avistados por um guarda-florestal em torno dos restos de um javali que estava enterrado na neve a uma altitude de 1.700 metros, no Parque Nacional dos Pirineus.

Mosca da cabeça alaranjada

O guarda notou que não eram moscas comuns quando percebeu que elas tinham cabeça alaranjada, corpo em tons azul metálico e asas com um par de manchas pretas. Considerada extinta desde 1836, esta espécie foi redescoberta na Espanha em 2010. Desde 2018, o entomologista Laurent Pelozuelo, (Universidade Paul Sabatier de Toulouse) vinha mobilizando pesquisadores ambientais para procurá-las também no lado francês dos Pirineus.

"Extremamente raras, as observações são ainda mais importantes para o conhecimento da espécie. A mosca-urubu é especialmente ativa no inverno, o frio não parece incomodar suas larvas que se alimentam de carcaças em decomposição na neve", diz um comunicado do Parque Nacional dos Pirineus.

Os cientistas especularam que uma razão pela qual a mosca não foi registrada por 160 anos é porque ela se alimenta de grandes carcaças em decomposição, principalmente à noite e no inverno. Como é improvável que os entomologistas coletem espécimes nesse horário, a espécie nunca mais havia sido avistada.

Fontes
O Globo
Imagens
iStock