Descoberto um planeta "proibido" semelhante a Júpiter orbitando uma anã vermelha
Uma equipe de astrônomos descobriu um sistema planetário incomum no qual um exoplaneta gigante gasoso orbita uma pequena estrela anã vermelha chamada TOI-5205. Segundo os pesquisadores, a descoberta desafia as atuais teorias sobre a formação planetária. Um estudo sobre o tema foi publicado na revista científica The Astronomical Journal.
Planeta semelhante a Júpiter
Menores e mais frias que o nosso Sol, as anãs vermelhas são as estrelas mais comuns na Via Láctea. Embora hospedem mais planetas, em média, do que outros tipos de estrelas maiores, elas são consideradas pequenas demais para hospedar gigantes gasosos. Por isso os pesquisadores se surpreenderam ao descobrir um planeta semelhante a Júpiter (batizado de TOI 5205b) orbitando a pequena estrela TOI-5205.
“A estrela hospedeira, TOI-5205, tem apenas cerca de quatro vezes o tamanho de Júpiter, mas de alguma forma conseguiu formar um planeta do tamanho de Júpiter, o que é bastante surpreendente!”, disse Shubham Kanodia, pesquisador da Carnegie Science e líder do estudo. As atuais teorias de formação planetária sugerem que para gerar um gigante gasoso é necessário material equivalente a 10 vezes a massa da Terra. Depois, esse material forma um núcleo rochoso que acumula gás e resulta em um disco de onde nasce um planeta gigante.
“A existência de TOI-5205b desafia o que sabemos sobre os discos nos quais esses planetas nascem”, explicou Kanodia. “No começo, se não houver material rochoso suficiente no disco para formar o núcleo inicial, não é possível formar um planeta gigante gasoso. E, no final, se o disco evaporar antes que o núcleo maciço seja formado, não se pode formar um planeta gigante gasoso. No entanto, o TOI-5205b se formou apesar dessas condições", afirmou . "Com base em nossa compreensão nominal atual sobre formação planetária, o TOI-5205b não deveria existir, é um planeta 'proibido'", concluiu.