Diversos planetas podem estar escondidos nos confins do Sistema Solar, diz estudo
Pesquisadores estão investigando a potencial existência de diversos planetas errantes nos confins do Sistema Solar. Esses astros poderiam estar escondidos em uma região distante conhecida como Cinturão de Kuiper. Um estudo que levanta essa hipótese foi publicado no periódico científico Astrophysical Journal Letters.
O Cinturão de Kuiper é a fronteira entre o final do Sistema Solar e o início do espaço interestelar. Plutão, que perdeu seu status de planeta em 2006, está nesta zona, a 30 vezes a distância entre a Terra e o Sol. É lá que os especialistas acreditam que planetas errantes, que foram expulsos de seus sistemas pelo efeito "catapulta gravitacional", podem estar se escondendo.
Cientistas estimam que pode haver trilhões de planetas errantes na Via Láctea. O novo estudo concentra-se na possibilidade de que vários deles tenham sido capturados pelo campo gravitacional do Sol e agora estejam no Cinturão de Kuiper. Seu autor, Amir Siraj, estudante de doutorado do Departamento de Ciências Astrofísicas da Universidade de Princeton, usou modelos de computador para simular o potencial de captura de planetas errantes no Sistema Solar externo.
De acordo com os cálculos de Siraj, num nível puramente matemático, poderia haver 1,2 planetas com massa maior que Marte no Cinturão de Kuiper; 2,7 com massa comparável à de Marte; e 5,2 com massa comparável à de Mercúrio. “Mostramos, com base num argumento teórico simples, que é provável que existam planetas terrestres capturados pelo Sistema Solar externo”, escreveu ele no estudo. Novas investigações serão necessárias para comprovar essa hipótese.