Duas substâncias nunca vistas na Terra são encontradas em meteorito que caiu na Somália
Uma equipe de pesquisadores descobriu pelo menos dois novos minerais em um meteorito de 15 toneladas que caiu em El Ali, na Somália (o nono maior já encontrado). Segundo os cientistas, essas substâncias nunca haviam sido vistas na Terra antes. A descoberta pode oferecer pistas importantes sobre como os asteroides se formam.
Mais substâncias desconhecidas
Os dois minerais vieram de uma única fatia de 70 gramas que foi enviada para ser analisada na Universidade de Alberta, no Canadá. O pedaço ainda pode conter um terceiro mineral em potencial. Se os pesquisadores obtivessem mais amostras do enorme meteorito, há uma chance de que ainda mais substâncias desconhecidas possam ser encontradas.
“Sempre que você encontra um novo mineral, isso significa que as condições geológicas reais, a química da rocha, era diferente do que foi encontrado antes”, diz Chris Herd, professor do Departamento de Ciências da Terra e Atmosféricas e curador da Universidade da Coleção de Meteoritos de Alberta. “É isso que torna isso emocionante: neste meteorito em particular, você tem dois minerais oficialmente descritos que são novos para a ciência”, completou.
Os dois minerais recém-descobertos foram batizados de elaliita e elkinstantonita. Os pesquisadores continuam a examinar as substâncias para determinar o que elas podem revelar sobre as condições da formação do meteorito. “Essa é a minha especialidade – como você desvenda os processos geológicos e a história geológica do asteroide do qual esta rocha já fez parte”, afirmou Herd.