Dupla de adolescentes dos EUA descobre novas formas de provar o Teorema de Pitágoras
Enquanto cursavam o ensino médio, duas estudantes dos Estados Unidos, Calcea Johnson e Ne'Kiya Jackson, alcançaram um marco inédito na matemática ao descobrir novas formas de provar o teorema de Pitágoras por meio da trigonometria. Agora, a dupla assina um estudo publicado na revista American Mathematical Monthly que apresenta cinco novas provas, além de um método que pode revelar outras cinco.
Prova baseada na trigonometria
Em 2022, Johnson e Jackson surpreenderam professores ao descobrir uma maneira inovadora de provar o famoso teorema em um concurso escolar. Pelo feito, elas até mesmo receberam as chaves da cidade de Nova Orleans. Em março de 2023, as duas apresentaram suas descobertas em uma conferência da American Mathematical Society, em Atlanta, onde decidiram submeter o estudo para publicação formal.
O teorema de Pitágoras, com mais de dois mil anos, estabelece que em um triângulo retângulo o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos outros dois lados. Embora a matemática já tenha demonstrado o teorema por métodos algébricos e geométricos, uma prova baseada na trigonometria era considerada improvável, pois essa área se apoia justamente no próprio teorema — um problema de raciocínio circular.
Apesar disso, Johnson e Jackson conseguiram formular provas sem recorrer a esse ciclo lógico. "Eu fiquei bem surpresa por ter meu trabalho publicado", comentou Ne'Kiya Jackson. "Não imaginei que chegaria tão longe", completou. "Ter um artigo publicado tão jovem é incrível", comemorou Johnson. Ambas ressaltaram o impacto positivo que esperam trazer para outras jovens, especialmente mulheres negras.
Atualmente, Jackson cursa farmácia na Universidade Xavier da Louisiana, e Johnson estuda engenharia ambiental no Honors College da Louisiana State University. "Os resultados mostram a força da perspectiva jovem e a importância dos professores em preparar a próxima geração de matemáticos", destacou Della Dumbaugh, A editora-chefe da American Mathematical Monthly.