Eldorado: descoberta de tesouro poderia confirmar lenda da cidade perdida
Um grupo de especialistas encontrou no interior de um templo colombiano e nas tumbas adjacentes, oito vasos de cerâmica que continham um grande número de estatuetas metálicas e esmeraldas. Segundo cientistas, os artefatos teriam sido produzidos pela civilização dos muisca, povo indígena que vivia no sul do departamento colombiano de Santander. O mais importante é que a descoberta pode dar pistas sobre a origem da lenda que envolve a cidade perdida de Eldorado.
Eldorado, a cidade de ouro
Segundo o arqueólogo Francisco Correa, diretor das escavações, os vasos encontrados no santuário teriam sido fabricados pelo povo muisca há cerca de 600 anos. Essa civilização era famosa por suas grandes habilidades em ourivesaria. Assim seu trabalho poderia ter servido de inspiração para a lenda de Eldorado, a cidade feita de ouro.
Os pesquisadores afirmaram que algumas das figuras descobertas têm formato de serpentes e outros animais, enquanto outras representam pessoas com cocares, cajados e armas. O templo onde os vasos foram encontrados poderia estar relacionado à veneração de seus ancestrais.
Os muisca eram considerados especialistas na fabricação de metais. Quando os espanhóis encontraram essa civilização, ficaram particularmente surpresos com sua ourivesaria. Segundo Correa, durante rituais religiosos, sacerdotes tinham seus corpos cobertos por um unguento que continha partículas de ouro. O arqueólogo explica que a cerimônia, testemunhada pelos conquistadores europeus, foi uma das origens da lenda de Eldorado.