Elon Musk e Neuralink testarão um chip cerebral para mover braços robóticos
A Neuralink, empresa de neurotecnologia de Elon Musk, apresentou seu novo projeto no campo de interfaces cérebro-computador. Trata-se de um chip cerebral que permitirá a pessoas com paralisia controlar um braço robótico com o pensamento. Um estudo de viabilidade para o dispositivo já foi aprovado e lançado.
Fase de testes
Essa nova tecnologia, ainda em fase de testes e pesquisa, pretende ampliar o controle de sua interface cérebro-computador (BCI) por meio do Implante N1 para um braço robótico, o que poderia ajudar milhares de pessoas que perderam a mobilidade dos membros. "Este é um primeiro passo importante para a recuperação não apenas da liberdade digital, mas também da liberdade física", diz uma postagem no perfil da Neuralink no X (antigo Twitter).
Meses atrás, a Neuralink já havia implantado o primeiro de seus chips em um paciente com lesão na medula espinhal, que conseguiu controlar diversos dispositivos eletrônicos com a mente para jogar xadrez e até projetar objetos em 3D. Além disso, a empresa está desenvolvendo outro chip cerebral que poderá restaurar a visão em pacientes cegos.
Fundada em 2016, a Neuralink trabalha no desenvolvimento de uma interface sem fio entre cérebro e máquinas. O objetivo é ajudar pessoas com problemas neurológicos, permitindo que controlem equipamentos remotamente. Assim, quem apresenta limitações físicas poderia realizar atividades cotidianas.