Inicio

Implante da Neuralink promete devolver a visão para cegos de nascença

Empresa de Elon Musk recebeu sinal verde do governo dos EUA para prosseguir com os testes do dispositivo
Por History Channel Brasil em 23 de Setembro de 2024 às 13:10 HS
Implante da Neuralink promete devolver a visão para cegos de nascença-0

Neuralink, a empresa fundada por Elon Musk, anunciou que a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) concedeu a designação de "dispositivo inovador" ao seu implante Blindsight. Essa tecnologia visa devolver a visão a pessoas cegas. O bilionário afirmou que o dispositivo poderá permitir enxergar até aqueles que perderam ambos os olhos e o nervo óptico, além de portadores de cegueira de nascença. 

Testes clínicos

O implante Blindsight funcionará por meio de um conjunto de microeletrodos que serão inseridos no córtex visual do cérebro. Embora inicialmente ofereça uma qualidade de visão de baixa resolução, comparável aos primeiros gráficos de videogame, Musk sugeriu que futuros avanços poderiam proporcionar uma visão aprimorada, incluindo a percepção de comprimentos de onda infravermelhos e ultravioletas.

Implante Blindsight
Implante Blindsight (Imagem: Neuralink/Divulgação)

A designação de "dispositivo inovador" concedida pela FDA tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de equipamentos médicos que tratem doenças graves. Esse programa busca acelerar a revisão de tecnologias que prometem melhorar a qualidade de vida dos pacientes, facilitando o acesso a tratamentos que, de outra forma, poderiam demorar anos para chegar ao mercado. Esse reconhecimento permite que a Neuralink avance no processo de aprovação do Blindsight, oferecendo a possibilidade que interessados se inscrevam no "registro de pacientes" para os testes clínicos do equipamento.

O dispositivo Blindsight se baseia na capacidade do córtex visual de processar sinais, e sua eficácia dependerá do estado dessa região cerebral em cada paciente Apesar do otimismo gerado pela Neuralink, algumas críticas apontam que o dispositivo não é uma solução mágica para a cegueira. Especialistas observam que, embora a tecnologia possa ajudar pessoas cegas a enxergar por meio da estimulação direta do cérebro, os usuários não terão desenvolvido a capacidade biológica de enxergar naturalmente.

Fontes
TechCrunch e Interesting Engineering
Imagens
istock