Humano que recebeu implante da Neuralink controla mouse com o cérebro, diz Elon Musk
No fim de janeiro, Elon Musk anunciou que o primeiro humano recebeu um implante cerebral de sua companhia Neuralink. A tecnologia, que vem sendo desenvolvida nos últimos anos, consiste em uma interface sem fio entre cérebro e máquinas. Agora, o bilionário afirma que o paciente pioneiro foi capaz de controlar o cursor de um mouse de computador usando apenas o pensamento.
Implante experimental
Musk anunciou o feito por meio do Spaces, serviço da plataforma de mídia social X (antigo Twitter), adquirida por ele em 2022. “A evolução é boa e o paciente parece ter se recuperado totalmente, com efeitos neurais do quais estamos cientes. O paciente é capaz de mover o mouse pela tela apenas pensando”, disse o bilionário.
A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA autorizou a Neuralink a fazer testes em humanos no ano passado. No experimento, um robô é usado para colocar cirurgicamente 64 fios flexíveis, mais finos que um fio de cabelo, em uma parte do cérebro que controla a “intenção de movimento”. Segundo a Neuralink esses fios permitem que o implante experimental registre e transmita sinais cerebrais sem fio para um aplicativo que decodifica os movimentos que a pessoa pretende fazer.
O objetivo do projeto é ajudar pessoas com problemas neurológicos, permitindo que controlem equipamentos remotamente com o uso da mente. Anteriormente, Musk disse que o primeiro produto da Neuralink se chamará Telepathy (Telepatia). "(O produto) permite o controle do seu telefone ou computador, e através deles quase qualquer dispositivo, apenas pensando", afirmou.