Empresa quer armazenar o conhecimento humano na Lua para protegê-lo da destruição da Terra
Uma empresa de tecnologia dos Estados Unidos anunciou um plano ambicioso para proteger o conhecimento humano. O objetivo da companhia Lonestar é preservar dados em servidores de computador localizados em túneis na Lua conhecidos como tubos de lava. A ideia é parecida com a dos "cofres do apocalipse", construídos no Ártico para garantir a sobrevivência de livros, documentos e outros dados importantes em caso de alguma catástrofe global.
Lugar ideal para armazenamento de dados
"Os dados são a maior moeda criada pela raça humana", disse Chris Stott, fundador da Lonestar. Por serem tão valiosos, o empresário considera muito arriscado que eles fiquem guardados em um ambiente frágil como a Terra. "Nossa Lua representa o lugar ideal para armazenar com segurança nosso futuro", completou.
A Lonestar planeja construir uma série de centros de dados nos tubos de lava da Lua. A ideia é que os futuros servidores possam se comunicar com a Terra, bem como armazenar por muitos anos informações que não queremos perder. O projeto prevê que eles sejam instalados nos tubos de lava, pois lá a temperatura não varia tanto quanto na superfície lunar.
“É inconcebível para mim que estejamos mantendo nossos bens mais preciosos, nosso conhecimento e nossos dados, na Terra, onde estamos detonando bombas e queimando coisas”, disse Stott em entrevista ao site The Register. "Precisamos colocar nossos bens em um lugar fora do nosso planeta, onde podemos mantê-los seguros", concluiu.