Encontrado fóssil de dinossauro que foi morto pelo asteroide que extinguiu animais pré-históricos
Pesquisadores encontraram um fóssil muito bem preservado da perna de um dinossauro, contendo pele, no sítio paleontológico de Tanis, em Dakota do Norte, nos Estados Unidos. Mas o fato mais importante é que o animal teria sido morto pelo asteroide que extinguiu os répteis pré-históricos. A descoberta aconteceu durante escavações lideradas por Robert DePalma, da Universidade de Manchester, no Reino Unido.
Extinção dos dinossauros
O asteroide Chicxulub caiu na região onde fica o Golfo do México há 66 milhões de anos. Isso representou o fim do reinado dos dinossauros e de mais de 70% das espécies da Terra. O sítio paleontológico de Tanis fica a cerca de 3 mil quilômetros de distância do local do impacto.
Scientists may have found the first fossil remains of a dinosaur that died on the very day a huge asteroid collided with the Earth https://t.co/7d4T7tMCid
— BBC Breaking News (@BBCBreaking) April 6, 2022
Segundo os pesquisadores, o fóssil é de um tescelossauro. A perna do animal não apresenta vestígios de doença ou luta, parece que ela foi arrancada de forma repentina. Os cientistas dizem que é possível datar o osso fossilizado ao momento do impacto devido à presença de detritos do asteroide, que foram espalhados após a queda da rocha espacial.
Além da perna fossilizada do dinossauro, também foram encontrados restos de peixes que respiraram detritos do impacto do impacto do asteroide e o fóssil de uma tartaruga atravessada por uma estaca de madeira. Os pesquisadores acreditam que também localizaram um fragmento do próprio asteroide.