Inicio

Estranha criatura marinha com 20 braços é descoberta na Antártida

A nova espécie desafia a concepção tradicional dos animais que vivem no mar
Por History Channel Brasil em 15 de Agosto de 2023 às 12:43 HS
Estranha criatura marinha com 20 braços é descoberta na Antártida-0

Durante uma série de expedições nas profundezas do Oceano Antártico, uma equipe de cientistas descobriu uma criatura intrigante por sua anatomia peculiar, que desafia a concepção tradicional dos animais marinhos. A nova espécie, batizada de Promachocrinus fragarius, pertence à classe Crinoidea, que engloba estrelas-do-mar, ouriços e pepinos-do-mar. Um estudo descrevendo o animal foi publicado no periódico científico Invertebrate Systematics.

“Estrela antártica de penas de morango”

Segundo o biólogo Greg Rouse, pesquisador do Instituto Scripps de Oceanografia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e coautor do estudo, a criatura marinha tem 20 braços, alguns irregulares, outros em formato de penas, podendo medir até 20cm de comprimento. O animal foi apelidado de “estrela antártica de penas de morango”. "Se você se aproximar do corpo dela, uma pequena saliência no topo de todos esses braços se assemelha em tamanho e forma a um morango", disse o pesquisador, referindo-se às protuberâncias circulares presentes no corpo do animal.

As estrelas de penas antárticas se enquadram no gênero Promachocrinus, que anteriormente continha uma única espécie chamada Promachocrinus kerguelensis. No entanto, o novo estudo revelou que existem várias espécies dessas criaturas vivendo em alguns dos ambientes marinhos mais frios do oceano. Agora, usando análises de DNA e observando mais de perto a complexa morfologia de espécimes coletados entre 2008 e 2017, os pesquisadores descobriram um surpreendente grau de diversidade.

Além do Promachocrinus fragarius, os pesquisadores adicionaram seis novas espécies na categoria de estrelas de penas da Antártida, elevando para oito o número total de espécies no gênero. Ao contrário da estrela antártica de penas de morango, as outras criaturas contam com apenas 10 braços. De acordo com os pesquisadores, esses animais podem viver entre 60 e mil metros de profundidade.

Fontes
Business Insider, IFLScience e Infobae
Imagens
iStock