A estranha "música" que os astronautas da NASA ouviram no lado oculto da Lua
Um mês antes de a missão Apollo 11 fazer história ao colocar os primeiros humanos na Lua, a NASA lançou uma missão preliminar de preparação para o grande momento. Durante a missão Apollo 10, que aconteceu em maio de 1969, três astronautas sobrevoaram a superfície lunar a 15 km de altura, executando uma série de testes. Enquanto eles estavam no lado oculto do satélite, eles ficaram surpresos ao ouvirem uma estranha "música".
"Som de assobio"
Durante a missão, os astronautas Thomas P. Stafford e Gene Cernan entraram no módulo lunar enquanto John Young permaneceu dentro do módulo de comando. As duas espaçonaves se separaram quando a tripulação estava no lado oculto da Lua e foi nesse ponto que os tripulantes começaram a ouvir um barulho estranho. De acordo com os registros da NASA, eles relataram que escutaram um "som de assobio".
Cernan: Whooooooooooooo.Young: Você também ouviu aquele som de assobio?
Cernan: Sim. Soa como – você sabe, música do tipo espaço sideral.
Young: Eu me pergunto o que é.
Transcrição da NASA
Mas qual seria a fonte do ruído misterioso? Segundo os técnicos da NASA, o som foi causado por uma simples interferência de rádio. O fenômeno ocorreu quando a tripulação separou o módulo de comando e o módulo lunar e cada espaçonave ligou seus rádios VHF, causando o som peculiar ouvido pelos astronautas. O áudio só foi liberado pela agência espacial dos Estados Unidos em 2016.