Foguete da SpaceX coloca em órbita a primeira fábrica espacial da história
A startup californiana Varda Space acaba de colocar em órbita a primeira fábrica espacial da história. Funcionando dentro de um pequeno satélite, ela foi colocada em órbita a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX lançado ao espaço em junho de 2023. O objetivo do projeto é produzir medicamentos e melhorar o hardware de mísseis hipersônicos.
Medicamentos estáveis
A empresa levou essa fábrica ao espaço para aproveitar a gravidade zero para produzir medicamentos mais estáveis. O projeto se baseia em pesquisas científicas que mostram que cristais de proteína cultivados no espaço podem formar estruturas mais perfeitas do que aquelas produzidas na Terra. Segundo a NASA, isso acontece porque seu processo de formação é afetado negativamente pela gravidade.
O laboratório tentará produzir drogas farmacêuticas enquanto estiver no ambiente de microgravidade e, posteriormente, enviará essas substâncias para a Terra. O satélite deve passar cerca de três meses em órbita e enviar cerca de 40 a 60 kg de produto pronto a bordo de uma cápsula de reentrada.
A primeira missão de Varda se concentrará em pesquisar o desenvolvimento no espaço do ritonavir. Trata-se de um medicamento tradicionalmente usado para tratar o HIV, mas que vem sendo recentemente usado em um antiviral usado para tratar a Covid-19.