Implante sob a retina devolve a visão a pacientes cegos
A empresa de biotecnologia Science Corporation anunciou que seu implante de retina PRIMA conseguiu restaurar a “visão de formas” em pessoas com cegueira. Os resultados foram alcançados em um ensaio clínico que contou com a participação de 38 pacientes que haviam perdido a visão na área central de seu campo visual.
"Tarefas de alta precisão"
Os participantes do ensaio clínico PRIMA sofrem de atrofia geográfica, uma fase avançada da degeneração macular associada à idade. Essa condição afeta a área central da retina, o que leva à perda de visão no centro do campo visual.
Science Announces Positive Preliminary Results For Vision Restoration In Pivotal Clinical Trial
— insigh𝕏ts (@insighXts) October 23, 2024
Science Corporation, a leader in brain-computer interface (“BCI”) technology, has announced the preliminary clinical trials results for its PRIMA retinal implant.
The patients in… pic.twitter.com/QfOgvNkZ1z
Cada paciente recebeu um implante fotovoltaico, totalmente sem fio e autônomo, colocado cirurgicamente abaixo da retina. Após a operação, os participantes conseguiram “realizar tarefas de alta precisão”, como a leitura, com melhorias clinicamente significativas, incluindo o reconhecimento de letras e a identificação de rostos.
O sistema PRIMA também inclui óculos especiais com uma câmera e um sistema de projeção integrado, juntamente com um processador portátil que otimiza as imagens para proporcionar maior nitidez e ampliação visual. "Foi demonstrada de forma definitiva a recuperação da capacidade de leitura em pacientes cegos", disse Max Hodak, diretor executivo da Science Corporation. Frank Holz, coordenador científico do estudo, afirmou que os resultados “demonstram um marco no tratamento da perda grave de visão causada pela atrofia geográfica devido à degeneração macular relacionada à idade”.
Hodak, que cofundou a Neuralink junto com Elon Musk, deixou a empresa em maio de 2021. A Neuralink também busca criar conexões entre o cérebro humano e dispositivos tecnológicos e tem como objetivo combater a cegueira através de seu implante experimental Blindsight.