Incidentes com óvnis começam a receber explicações oficiais do Pentágono
Autoridades dos Estados Unidos começaram a dar explicações oficiais a respeito de alguns incidentes envolvendo óvnis. Nos últimos anos, diversas agências de inteligência e órgãos militares do país analisaram centenas de imagens de avistamentos desses objetos misteriosos. Nos últimos dias, o New York Times publicou revelações de fontes anônimas do Pentágono a respeito da natureza desses fenômenos.
Explicações plausíveis
Segundo os funcionários do Departamento de Defesa dos EUA, muitos avistamentos recentes de fenômenos aéreos não identificados (ou "UAPs", forma como os óvnis são chamados oficialmente) têm explicações plausíveis. A maioria deles provavelmente envolve dispositivos de vigilância estrangeiros ou artefatos como balões meteorológicos. As fontes do Pentágono revelaram que vários incidentes envolvendo UAPs foram oficialmente identificados como drones de vigilância chineses "relativamente comuns".
Segundo os funcionários do Departamento de Defesa, a China já havia roubado planos para aviões de combate avançados dos EUA e está interessada em como o país treina seus pilotos. Outros avistamentos registrados por aeronaves militares, que parecem mostrar objetos no ar movendo-se de maneiras que aparentemente violam as leis da física, são provavelmente resultados de ilusões de ótica.
Ano passado, o Pentágono já havia divulgado um relatório abordando 144 casos de avistamentos de óvnis relatados por pilotos da aviação naval dos Estados Unidos entre 2004 e 2021. Segundo o documento, a maioria deles eram "provavelmente objetos físicos". O relatório, de apenas nove páginas, não fazia nenhuma menção a alienígenas ou extraterrestres.