Incríveis imagens feitas do espaço mostram sombra do eclipse solar na Terra
O eclipse solar total de 8 de abril, que foi visível em partes do Hemisfério Norte (especialmente nos EUA, Canadá e México), também foi observado de outro ângulo: do espaço. Imagens incríveis feitas a partir de satélites e da Estação Espacial Internacional mostram a sombra produzida no momento em que a Lua se moveu na frente do Sol, cobrindo-o integralmente.
Visão ampla
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) fez as imagens usando seus Satélites Ambientais Operacionais Geoestacionários (GOES). Um dos registros mais impressionantes foi feito pelo satélite meteorológico GOES-16, que rastreou a sombra da Lua a partir de uma visão mais ampla, mostrando todo o globo terrestre.
This view of Monday's solar eclipse is totality EPIC! @NASA's Earth Polychromatic Imaging Camera (EPIC) on the NOAA/NASA DSCOVR satellite captured a view of the Moon's shadow as it passed over North America. https://t.co/9Unn50BnOj pic.twitter.com/woS8dnpq6o
— NASA Goddard (@NASAGoddard) April 10, 2024
Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) também captaram uma imagem da sombra enquanto a Lua bloqueava completamente o Sol. Os satélites Starlink da SpaceX também registraram o fenômeno.
You saw it from Earth, but what did the eclipse look like from space?
— NASA Earth (@NASAEarth) April 9, 2024
From about 1 million miles away, @NASA’s EPIC on the DSCOVR satellite, captured the moon’s shadow as it raced eastward over North America on April 8. pic.twitter.com/GRKgKOz0OB
View of the solar eclipse from a Starlink satellite on orbit pic.twitter.com/RAwT2uQUUh
— Starlink (@Starlink) April 8, 2024
The Moon's shadow, or umbra, is pictured covering portions of Canada and the U.S. as the space station soared into the solar eclipse from 261 miles above on Aug. 8, 2024. More pix... https://t.co/M5y2V3p4EQ pic.twitter.com/Fw0gBlzsDA
— International Space Station (@Space_Station) April 9, 2024
Tipos de eclipse do Sol:
Eclipse solar parcial: É o tipo de eclipse solar mais comum, além de ser o início e o final de qualquer tipo de eclipse. Enquanto ocorre, é possível observar uma parte do Sol escurecida pela Lua.
Eclipse solar total: Quando a Lua oculta totalmente o disco solar e se encontra relativamente próxima à Terra, de modo que a ponta de sua sombra em forma cônica toca a superfície terrestre.
Eclipse solar anular: Ocorre quando a Lua está longe o suficiente da Terra para escurecer o centro do disco solar, embora neste caso a ponta de sua sombra não toque a superfície da Terra.
Eclipse solar híbrido: Esse raro tipo de eclipse começa como um eclipse solar total, porque a sombra da Lua não toca a superfície curva da Terra nos extremos, com uma faixa extremamente estreita da sombra da Lua atingindo a superfície da Terra. Assim, ele combina um eclipse anular visto de alguns pontos da Terra e um eclipse total a partir de outros, a depender do horário do dia.