Inicio

Mais antigo dinossauro encontrado na África tinha "vizinhos" brasileiros

Animal viveu há mais de 200 milhões de anos na região onde hoje fica o Zimbábue
Por History Channel Brasil em 02 de Setembro de 2022 às 13:39 HS
Mais antigo dinossauro encontrado na África tinha "vizinhos" brasileiros-0

Pesquisadores encontraram no Zimbábue os fósseis do mais antigo dinossauro já identificado na África. O esqueleto do animal, que recebeu o nome científico de Mbiresaurus raathi, estava praticamente intacto, para surpresa dos pesquisadores. Esse réptil viveu há mais de 200 milhões de anos e tinha "vizinhos" brasileiros. 

Supercontinente de Pangeia

Um estudo sobre a descoberta do novo sauropodomorfo foi publicado na revista Nature. Segundo os pesquisadores, o animal media cerca 2m de comprimento, tinha uma cauda longa e pesava entre 9 e 29 kg. O esqueleto, faltando apenas parte da mão e partes do crânio, foi encontrado no norte do Zimbábue. 

“Estes são definitivamente os dinossauros mais antigos da África, com idade aproximadamente equivalente aos dinossauros mais antigos encontrados em qualquer lugar do mundo. Os dinossauros mais antigos conhecidos – de cerca de 230 milhões de anos atrás, no estágio Carniano do período Triássico Superior – são extremamente raros e foram recuperados em apenas alguns lugares do mundo, principalmente no norte da Argentina, sul do Brasil e Índia”, disse Christopher Griffin, principal autor do estudo e pesquisador da Universidade Virginia Tech, nos Estados Unidos. 

Durante o período Triássico, todos os continentes da Terra estavam reunidos em uma massa de terra gigante conhecida como Pangeia. Por causa dessa proximidade antiga, muitas regiões que agora estão separadas por oceanos inteiros (como as costas da América do Sul e da África) compartilhavam flora e fauna. "Se você traçar uma linha através da Pangeia conectando o norte da Argentina e o sul do Brasil, você também cruzará o norte do Zimbábue", disse Griffin, que concentrou sua pesquisa no Zimbábue justamente por essa posição geográfica. Assim, o dinossauro africano pode ser considerado "vizinho" dos seus parentes brasileiros, sendo quase tão antigo quanto eles.

Fontes
VIRGINIA TECH, via EurekAlert e Live Science
Imagens
Andrey Atuchin/VIRGINIA TECH/Divulgação