Mão fantasmagórica: NASA divulga nova imagem dos Pilares da Criação
A NASA divulgou uma nova imagem dos Pilares da Criação, que são aglomerados de poeira e gás na Nebulosa da Águia, situada a cerca de 6,5 mil anos-luz da Terra. Feita com o equipamento de luz infravermelha média do telescópio espacial James Webb, o registro revela jovens estrelas que ainda não se desenvolveram completamente. De acordo com a descrição dos pesquisadores, a foto mostra uma paisagem familiar sob um novo ponto de vista.
Paisagem Misteriosa
"Você não pode escapar de suas garras. Bem a tempo do Halloween, os Pilares da Criação se estendem como uma mão fantasmagórica. A paisagem misteriosa, capturada desta vez pelo instrumento de infravermelho médio de Webb (MIRI), destaca antigas cortinas de poeira em novos detalhes", diz uma postagem da NASA nas redes sociais.
You can’t escape its clutches.
— NASA Hallo-Webb Telescope 🕸🕷🎃 (@NASAWebb) October 28, 2022
Just in time for #Halloween, the Pillars of Creation reach back out like a ghostly hand. The eerie landscape, captured this time by Webb’s mid-infrared instrument (MIRI), spotlights ancient curtains of dust in new detail: https://t.co/Y9QQBf9nYM pic.twitter.com/rumIH8J6rX
Usando o MIRI, o telescópio James Webb foi capaz de detectar detalhes inéditos do gás e da poeira que envolvem os Pilares da Criação. No fundo da imagem, regiões de poeira densa são representadas em cinza, enquanto a região vermelha, semelhante ao horizonte, é onde a poeira mais fria e difusa permanece. O fundo vermelho é o gás interestelar da Via Láctea.
A nova imagem dos Pilares da Criação ajudará os pesquisadores a reformular seus modelos de formação de estrelas, identificando contagens muito mais precisas de estrelas recém-formadas, juntamente com as quantidades de gás e poeira na região. Com o tempo, eles terão uma visão mais clara de como as estrelas se formam e saem dessas nuvens empoeiradas ao longo de milhões de anos.