Material desconhecido é formado após um raio atingir uma árvore nos EUA
Um raio que atingiu uma árvore em New Port Richey, na Flórida, nos Estados Unidos, deu origem a um tipo de material nunca registrado anteriormente na Terra. Trata-se de uma substância nova, capaz de fazer a ponte entre os minérios espaciais e terrestres. A descoberta foi revelada em um estudo publicado na revista científica Communications Earth & Environment.
Material de fósforo
Em ambientes úmidos, como na Flórida, o ferro frequentemente se acumula e incrusta as raízes das árvores. Nesse caso, o raio não apenas queimou o ferro na raiz da árvore, mas também carbono que ocorre naturalmente nela. Os dois elementos levaram a uma reação química que criou algo que parecia um "caroço" de metal.
O tal "caroço", na verdade, é um fulgurito (corpo vitrificado formado pela reação gerada entre o calor extremo de um raio e a areia). Dentro do fulgurito foi encontrado um material de fósforo. “Nunca vimos esse material ocorrer naturalmente na Terra. Minerais semelhantes podem ser encontrados em meteoritos e no espaço, mas nunca observamos nada exatamente igual em qualquer lugar do nosso planeta produzido diretamente aqui”, disse Matthew Pasek, cientista da Universidade do Sul da Flórida e principal autor do estudo.
Todas as tentativas de recriar o novo elemento em laboratório foram malsucedidas, o que prova que são necessárias condições muito específicas para formá-lo. De acordo com Pasek, é improvável que esse material possa ser extraído para usos semelhantes a outros fosfatos, como fertilizantes, dada a raridade de sua ocorrência natural. Recentemente, um outro material que não existe naturalmente na Terra foi criado depois que um raio atingiu um cabo de alta tensão.