Missão da Índia indica que a Lua foi coberta por um oceano de magma

Novos dados reforçam teoria formulada com base nas primeiras amostras coletadas do solo lunar pela NASA
Por History Channel Brasil em 23 de Agosto de 2024 às 16:09 HS
Missão da Índia indica que a Lua foi coberta por um oceano de magma-0

Dados recentes coletados pela missão Chandrayaan-3, da Índia, reforçam a teoria de que a Lua foi coberta por um oceano de magma em seu passado remoto. Pesquisadores chegaram a essa conclusão com base em medições feitas pelo veículo Pragyan, que explorou o polo sul lunar após o pouso do módulo Vikram, em agosto de 2023. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista Nature.

Geologia lunar

O modelo do oceano de magma foi concebido pela primeira vez após o retorno das amostras da missão Apollo 11, da NASA. Mas a missão indiana pousou em uma região mais ao sul do que qualquer outra nave havia alcançado antes, oferecendo aos cientistas uma nova perspectiva sobre a geologia da Lua. O veículo Pragyan detectou que o solo lunar ao redor do módulo é composto predominantemente por anortosito ferroso, um tipo de rocha branca, cuja composição química é notavelmente uniforme.

Os cientistas observaram que a composição química do solo no polo sul é intermediária entre amostras coletadas em duas missões anteriores: a Apollo 16, dos EUA, e a Luna 20, da União Soviética, ambas de 1972. A grande semelhança nas composições químicas de todas essas amostras, apesar de terem vindo de locais geográficos muito distantes na Lua, reforça a ideia de que um único oceano de magma cobriu a Lua no início de sua história.

Acredita-se que a Lua tenha se formado quando um planeta do tamanho de Marte colidiu com a Terra, ejetando rochas que subsequentemente se uniram para formar o único satélite do nosso planeta. O oceano de magma lunar teria existido desde a sua formação até dezenas ou centenas de milhões de anos depois. O resfriamento e a cristalização desse magma eventualmente resultaram nas rochas de anortosito ferroso que compõem a crosta lunar.

The Conversation