Descoberta pode levar a novas estratégias para o controle da população do Aedes aegypti
Por History Channel Brasil em 24 de Agosto de 2024 às 13:12 HS
Mosquito da dengue usa radiação infravermelha para localizar vítimas, diz estudo-0

Pesquisadores fizeram uma descoberta inovadora sobre o comportamento dos mosquitos, revelando que eles utilizam a radiação infravermelha para localizar suas vítimas. Essa capacidade, até então desconhecida, foi observada em insetos da espécie Aedes aegypti, conhecidos por transmitir doenças como dengue, febre amarela e Zika. Um estudo sobre o tema foi publicado na revista Nature.

Receptores nas antenas

O estudo demonstrou que os mosquitos, além de usarem outros sinais como o CO2 e odores corporais, podem detectar a radiação infravermelha a uma distância de até 70 centímetros. Os cientistas identificaram que os receptores sensíveis ao calor estão localizados nas antenas dos insetos e que esses receptores utilizam uma proteína chamada TRPA1 para sentir o calor.

Receptores nas antenas dos mosquitos
Receptores nas antenas dos mosquitos (Imagem: DeBeaubien and Chandel et al. (CC BY-NC-ND), Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, via EurekAlert)

Os pesquisadores ficaram surpresos com a força da radiação infravermelha como estímulo para os mosquitos, uma descoberta que contradiz estudos anteriores que não identificaram tal efeito. "O que mais me impressionou neste trabalho foi o quão forte o sinal de radiação infravermelha acabou sendo", afirmou Nicolas DeBeaubien, pesquisador da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e coautor do estudo.

Essas descobertas podem levar a novas estratégias para o controle da população de mosquitos, incluindo armadilhas mais eficazes que emitem radiação infravermelha. "Apesar de seu tamanho diminuto, os mosquitos são responsáveis por mais mortes humanas do que qualquer outro animal", disse DeBeaubien. "Nossa pesquisa aprimora a compreensão de como os mosquitos atacam os humanos e oferece novas possibilidades para controlar a transmissão de doenças transmitidas por eles", completou.

Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, via EurekAlert