Inicio

NASA conduz a primeira investigação de acidente aeronáutico fora da Terra

Pioneirismo científico marca análise detalhada sobre a queda sofrida pelo helicóptero Ingenuity em Marte
Por History Channel Brasil em 13 de Dezembro de 2024 às 16:05 HS
NASA conduz a primeira investigação de acidente aeronáutico fora da Terra-0

A NASA completou um marco histórico na exploração espacial ao conduzir a primeira investigação de acidente de aeronave realizada em outro planeta. O estudo minucioso sobre o helicóptero Ingenuity representa um momento sem precedentes na história da exploração aeroespacial, detalhando como o primeiro veículo voador em outro mundo chegou ao fim de sua missão revolucionária.

Falhas no sistema de navegação

A investigação, que será publicada em um relatório técnico nas próximas semanas, revelou que falhas no sistema de navegação provocaram a queda do equipamento durante seu 72º voo em janeiro de 2024. "Quando se faz uma investigação de acidente a 100 milhões de quilômetros de distância, não há caixas-pretas ou testemunhas", disse Håvard Grip, primeiro piloto do helicóptero.

Diagrama que mostra o acidente do Ingenuity
Diagrama que mostra o acidente do Ingenuity (Imagem: NASA/JPL-Caltech)

Projetado inicialmente para apenas cinco voos experimentais, o Ingenuity surpreendeu ao operar por quase três anos, executando 72 missões e voando muito além do planejado original. No voo final, o helicóptero subiu a 12 metros de altitude, mas não conseguiu manter o controle devido à falta de textura na superfície marciana.

O sistema de navegação visual do Ingenuity foi projetado para rastrear características visuais na superfície usando uma câmera voltada para baixo sobre um terreno bem texturizado (pedregoso), mas plano. Mas no Voo 72, o helicóptero estava em uma região da Cratera de Jezero repleta de ondulações de areia íngremes. Os dados enviados mostram que, cerca de 20 segundos após a decolagem, o sistema não conseguiu encontrar características de superfície suficientes para serem rastreadas, causando a queda.

Mesmo com a missão de voo encerrada, o equipamento continua transmitindo dados científicos para o rover Perseverance semanalmente. As informações meteorológicas que ainda são coletadas podem beneficiar futuros exploradores do Planeta Vermelho. "O Ingenuity nos deu confiança e dados para imaginar o futuro dos voos em Marte", declarou Teddy Tzanetos, gerente do projeto, destacando a importância desta primeira investigação de acidente extraterrestre e seu potencial para futuras missões espaciais.

Fontes
NASA
Imagens
NASA/JPL-Caltech/LANL/CNES/CNRS/Divulgação