NASA deve desviar a rota de um asteroide nesta segunda, veja como acompanhar
O ambicioso programa de defesa planetária da NASA passará por seu primeiro teste nesta segunda-feira (26/09). Se tudo correr como o planejado, às 20h14 (horário de Brasília) a missão DART (sigla em inglês para "Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo") deverá colidir com um objeto espacial para desviar sua trajetória. O momento histórico será transmitido ao vivo pelas redes sociais e pelo canal da agência dos EUA no YouTube (a transmissão começa a partir das 19h, acompanhe no embed abaixo).
Desvio de asteroide
Esta será a primeira grande demonstração da NASA desse tipo de tecnologia de defesa planetária. A espaçonave DART foi lançada ao espaço em novembro do ano passado com o objetivo de colidir com o asteroide Dimorphos, que orbita outro asteroide maior conhecido como Didymos (que significa "gêmeo" em grego). Acertar Dimorphos será um grande desafio, pois é apenas nos últimos 50 minutos que a espaçonave será capaz de distinguir seu alvo com a ajuda de um software de navegação.
Um satélite em miniatura que faz parte da missão observará o impacto em tempo real e enviará à Terra as imagens. Se for bem-sucedida, a espaçonave alterará o caminho de Dimorphos. O teste será crucial para descobrir se esse tipo de estratégia de defesa planetária funciona.
Caso a tecnologia se prove viável, no futuro, se um asteroide representar risco para a Terra, a NASA poderia teoricamente usar um equipamento como o DART para destruir a rocha espacial. Em 2024, a nave Hera, da Agência Espacial Europeia (ESA), visitará o local do impacto para analisar a colisão com mais detalhes.