NASA divulga imagens que mostram como estão os rastros dos primeiros humanos na Lua hoje em dia
Em 20 de julho de 1969, os primeiros humanos alcançaram a Lua. Para celebrar a data, a NASA divulgou imagens dos rastros que os astronautas Neil Armstrong e Edwin 'Buzz' Aldrin deixaram no satélite natural da Terra durante a missão Apolo 11. Cinquenta e três anos depois, eles permanecem visíveis.
Missão Ártemis
"É o Dia Internacional da Lua! A data marca o aniversário do pouso da Apolo 11, a primeira vez que os humanos pisaram na superfície de outro mundo", disse a agência espacial dos EUA em um post no Twitter. “Este vídeo feito pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter mostra os rastros dos astronautas, que ainda estão lá depois de todo esse tempo”, diz o texto.
It’s #InternationalMoonDay! Today marks the anniversary of the Apollo 11 Moon landing – the first time that humans stepped on the surface of another world. This video from the Lunar Reconnaissance Orbiter shows the astronauts' tracks, still there after all this time. pic.twitter.com/LVDkFeEcYP
— NASA Moon (@NASAMoon) July 20, 2022
A NASA também aproveitou a data para divulgar as possíveis datas de lançamento da primeira fase do Projeto Ártemis, que irá levar humanos de volta à Lua. Essa fase envolve o envio de um voo não tripulado que voará em volta do satélite natural e depois voltará para a Terra. Segundo a agência espacial, essa nave poderá decolar em 29 de agosto, 2 de setembro ou 5 de setembro de 2022.
A Missão Ártemis pretende colocar a primeira mulher e a primeira pessoa negra em solo lunar. Anunciado em 2019, o projeto já foi adiado diversas vezes. Uma série de motivos foram alegados para o atraso, como processos judiciais envolvendo fornecedores de equipamentos, falta de financiamento por parte do Congresso e a pandemia de Covid-19.