Inicio

NASA está prestes a explorar o asteroide de ouro capaz de arruinar a economia mundial

Em outubro, uma missão partirá em direção ao Psyche 16, que tem valor avaliado em 700 quintilhões de dólares
Por History Channel Brasil em 22 de Julho de 2023 às 03:52 HS
NASA está prestes a explorar o asteroide de ouro capaz de arruinar a economia mundial-0

A NASA está fazendo os últimos preparativos para estudar o asteroide de ouro Psyche 16, cujo valor é milhares de vezes maior que toda a economia mundial. Se tudo der certo, o lançamento da missão que irá explorar o objeto espacial deve ocorrer em 5 de outubro. Após escapar da gravidade da Terra, a espaçonave Psyche utilizará propulsão elétrica solar para empreender uma jornada de seis anos em direção ao seu destino.

Colapso da economia

Uma vez que a espaçonave alcance o Psyche 16, situado a 4 bilhões de quilômetros da Terra, no cinturão principal de asteroides entre Marte e Júpiter, ela passará pelo menos 26 meses orbitando o objeto. Lá, ela coletará imagens e outros dados que fornecerão aos cientistas informações cruciais sobre sua história e composição. Segundo os pesquisadores, a missão pode oferecer pistas valiosas sobre núcleos planetários e a formação de planetas.

Espaçonave que irá explorar o Psyche 16
Espaçonave que irá explorar o Psyche 16 (Imagem: NASA/Frank Michaux/Divulgação)

"Hoje, a equipe e eu estamos contando os dias para o lançamento", disse Henry Stone, gerente de projeto Psyche, da NASA. "Nosso foco agora é concluir com segurança os ajustes finais mecânicos da espaçonave e preparar a equipe para as operações. Estamos realizando inúmeras atividades de treinamento para nos certificar de que estaremos preparados e prontos. É um período muito agitado, mas todos estão extremamente empolgados e ansiosos pelo lançamento", completou.

O Psyche 16 é formado por ouro, ferro e níquel, entre outros metais pesados, tendo seu valor avaliado em 700 quintilhões de dólares. Se fosse dividido igualmente entre todos os habitantes da Terra, cada um receberia 93 bilhões de dólares. Infelizmente, isso não resolveria a vida de ninguém, pois caso o asteroide fosse trazido para Terra, ele faria a economia mundial entrar em colapso. Isso porque um dos elementos para a definição dos preços é a escassez: se o mercado for inundado de ouro, o metal deixará de ser uma raridade para ser algo comum. A oferta aumenta, o preço cai.

Fontes
NASA
Imagens
iStock