NASA oferece US$ 3 milhões para quem solucionar problema de missão na Lua
A NASA anunciou o lançamento do Desafio LunaRecycle, uma competição que distribuirá US$ 3 milhões em prêmios para soluções inovadoras na reciclagem de resíduos em missões espaciais de longa duração. A iniciativa faz parte dos esforços da agência para viabilizar uma presença humana sustentável na Lua, dentro do programa Artemis.
Abordagens inovadoras
O objetivo do desafio é transformar lixo inorgânico (como embalagens, roupas usadas e materiais de experimentos científicos) em produtos reaproveitáveis. Diferentemente de iniciativas anteriores que focavam na redução do volume de resíduos, o foco agora é desenvolver tecnologias que convertam esses materiais em itens úteis para a exploração espacial.
“A operação sustentável é uma consideração importante para a NASA enquanto fazemos descobertas e conduzimos pesquisas tanto fora quanto dentro da Terra”, declarou Amy Kaminski, executiva do programa de prêmios e desafios da NASA. “Com esse desafio, buscamos abordagens inovadoras do público para a gestão de resíduos na Lua e esperamos aplicar o que aprendermos aqui na Terra”, completou.
O desafio terá duas modalidades: a Prototype Build ("Construção de Protótipo"), para criação de componentes físicos que processam resíduos sólidos na superfície lunar, e a Digital Twin ("Gêmeo Digital"), voltada para o desenvolvimento de réplicas virtuais de sistemas completos de reciclagem. Essa segunda modalidade pretende ampliar a participação global, facilitando a entrada de concorrentes que podem colaborar com a missão por meio de simulações digitais.
“Estamos empolgados para ver as soluções que surgirão e otimistas de que esse desafio contribuirá para levar a humanidade a explorar novos mundos”, afirmou Kim Krome, gerente interina do programa Centennial Challenges e responsável pelo LunaRecycle. Para se registrar como participante do Desafio LunaRecycle da NASA, visite o site lunarecyclechallenge.ua.edu.