Inicio

NASA perde contato com a Estação Espacial Internacional pela primeira vez 

Em 25 anos de funcionamento da plataforma, nenhum incidente como esse havia sido registrado pela agência espacial dos EUA
Por History Channel Brasil em 28 de Julho de 2023 às 15:43 HS
NASA perde contato com a Estação Espacial Internacional pela primeira vez -0

Pela primeira vez, a NASA perdeu contato com a Estação Internacional Espacial (ISS, na sigla em inglês), que funciona há 24 anos. O problema foi causado por uma falha na alimentação de energia no Johnson Space Center, da NASA, em Houston, no Texas. Devido ao apagão, o controle da missão na Terra não conseguia acessar o comando, a telemetria e as comunicações de voz com a estrutura em órbita.

Tripulação fora de perigo

A tripulação foi notificada do problema por meio de sistemas de comunicação russos, 20 minutos após a interrupção. "O problema foi isolado no solo e os controladores de voo conseguiram falar com a tripulação a bordo da estação por meio dos canais da Roscosmos (agência espacial russa), e em nenhum momento a tripulação correu perigo. A equipe de controle da missão trabalhou na transição para hardware de backup para telemetria, comando e áudio", disse a NASA em uma postagem no blog da Estação Espacial.

Estação Espacial Internacional

A comunicação direta entre Houston e a estação foi restaurada em 90 minutos usando sistemas de backup. De acordo com Joel Montalbano, gerente do programa da estação espacial foi a primeira vez que a NASA teve que ativar esses sistemas para assumir o controle. “Vamos entender melhor o que aconteceu, aprender as lições e seguir em frente”, disse ele.

As tensões entre os EUA e a Rússia na Terra não impedem que suas respectivas agências espaciais trabalhem juntas, mas Moscou deve se retirar da ISS após 2024 e construirá sua própria estação. Lançada em 1998, a Estação Espacial Internacional está com seus dias contados. A NASA anunciou que a plataforma será desativada e derrubada no Oceano Pacífico no início da próxima década. Segundo a agência espacial dos Estados Unidos, o descarte está previsto para 2031.

Fontes
The Guardian e IFLScience
Imagens
iStock