NASA perde contato com a Estação Espacial Internacional pela primeira vez
Pela primeira vez, a NASA perdeu contato com a Estação Internacional Espacial (ISS, na sigla em inglês), que funciona há 24 anos. O problema foi causado por uma falha na alimentação de energia no Johnson Space Center, da NASA, em Houston, no Texas. Devido ao apagão, o controle da missão na Terra não conseguia acessar o comando, a telemetria e as comunicações de voz com a estrutura em órbita.
Tripulação fora de perigo
A tripulação foi notificada do problema por meio de sistemas de comunicação russos, 20 minutos após a interrupção. "O problema foi isolado no solo e os controladores de voo conseguiram falar com a tripulação a bordo da estação por meio dos canais da Roscosmos (agência espacial russa), e em nenhum momento a tripulação correu perigo. A equipe de controle da missão trabalhou na transição para hardware de backup para telemetria, comando e áudio", disse a NASA em uma postagem no blog da Estação Espacial.
A comunicação direta entre Houston e a estação foi restaurada em 90 minutos usando sistemas de backup. De acordo com Joel Montalbano, gerente do programa da estação espacial foi a primeira vez que a NASA teve que ativar esses sistemas para assumir o controle. “Vamos entender melhor o que aconteceu, aprender as lições e seguir em frente”, disse ele.
As tensões entre os EUA e a Rússia na Terra não impedem que suas respectivas agências espaciais trabalhem juntas, mas Moscou deve se retirar da ISS após 2024 e construirá sua própria estação. Lançada em 1998, a Estação Espacial Internacional está com seus dias contados. A NASA anunciou que a plataforma será desativada e derrubada no Oceano Pacífico no início da próxima década. Segundo a agência espacial dos Estados Unidos, o descarte está previsto para 2031.