NASA registra imagem incrível de poderosa erupção solar que afetou a Terra
O Observatório de Dinâmica Solar da NASA registrou uma imagem incrível de uma erupção do Sol. A sonda, que está situada a 36.000 quilômetros acima da superfície da Terra, registrou a explosão na quinta-feira (31 de março). O fenômeno chegou a provocar auroras e apagões de rádio no nosso planeta.
Explosões poderosas de energia
As erupções solares são explosões poderosas de energia. O fenômeno pode afetar as comunicações de rádio, redes de energia elétrica, sinais de navegação e representar riscos para naves espaciais e astronautas. Isso acontece quando os raios-X e a radiação ultravioleta extrema emitidas pelas erupções ionizam a parte superior da atmosfera da Terra, a ionosfera.
Sun, we need to talk about your flare. 🌞
— NASA (@NASA) March 30, 2022
The Sun emitted a significant solar flare on March 30, peaking at 1:35 p.m. ET (17:35 UTC). Our orbiting @NASASun Solar Dynamics Observatory captured the action: https://t.co/8nIuyoSmOH pic.twitter.com/JmtB8PuBvM
O tipo de apagão provocado pelas erupções solares afeta principalmente a aviação e a comunicação marítima. Além disso, o fenômeno também pode afetar os radioamadores e as emissoras de ondas curtas. A ionização também pode interromper a transmissão de sinais de satélites de navegação, como a rede GPS.
Na semana passada, pessoas que observam os céus relataram a ocorrência de impressionantes auroras em todo o Canadá, nas partes norte dos EUA e na Nova Zelândia. Esse fenômeno também está relacionado com a erupção solar. O espetáculo resulta da interação das partículas solares carregadas com as partículas presentes na atmosfera da Terra.