Inicio

NASA revela detalhes sobre um inusitado "planeta com cauda"

Batizado de WASP-69b, o astro é um gigante gasoso que deixa um rastro de gás ao longo de sua trajetória
Por History Channel Brasil em 11 de Dezembro de 2024 às 20:45 HS
NASA revela detalhes sobre um inusitado "planeta com cauda"-0

A NASA detalhou informações sobre o WASP-69b, um exoplaneta que apresenta uma característica inusitada: ele exibe uma cauda gasosa parecida com a de um cometa. Descoberto em 2014, trata-se de um gigante gasoso muito quente que está perdendo hidrogênio e hélio de sua atmosfera externa. O vento estelar da estrela hospedeira molda esses gases em uma longa estrutura que se estende por pelo menos 7,5 vezes o raio do planeta.

Escape atmosférico

A cauda do  WASP-69b é formada pelo processo de fotoevaporação, em que a radiação da estrela aquece os gases leves na atmosfera do planeta, fazendo com que escapem para o espaço. O vento estelar, uma corrente de partículas carregadas emitidas pela estrela, modela esse gás em uma estrutura específica, que pode mudar de tamanho e forma dependendo da atividade estelar.

"Ventos estelares fortes podem esculpir esse escape atmosférico em caudas que seguem atrás do planeta", afirmou Dakotah Tyler, astrofísico da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e autor principal do estudo. Segundo ele, o fenômeno se assemelha a uma meia de vento preenchida pelo movimento do ar.

Apesar de perder cerca de 200 mil toneladas de gás por segundo, o processo ocorre de maneira muito lenta. Estima-se que, em um bilhão de anos, WASP-69b perde o equivalente à massa da Terra. Com 7 bilhões de anos, o sistema já teria perdido o equivalente a sete Terras em massa. Esses estudos ajudam os cientistas a entender melhor como os ventos estelares afetam atmosferas planetárias e fornecem pistas sobre o comportamento das estrelas além do Sol.

Fontes
NASA
Imagens
NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (IPAC)/Divulgação