Inicio

Nova espécie de piranha vegetariana é descoberta na Amazônia

Peixe foi batizado em homenagem ao vilão Sauron de "O Senhor dos Anéis"
Por History Channel Brasil em 17 de Junho de 2024 às 15:52 HS
Nova espécie de piranha vegetariana é descoberta na Amazônia-0

Uma nova espécie de piranha vegetariana foi recentemente descoberta na floresta amazônica. O peixe foi batizado de Myloplus sauron em homenagem ao famoso vilão de "O Senhor dos Anéis". Um estudo que descreve o animal foi publicado na revista Neotropical Ichthyology.

O Myloplus sauron tem corpo arredondado e apresenta uma grande faixa preta na lateral. "Assim que meu colega sugeriu o nome, soubemos que era perfeito, pois o padrão da faixa preta se assemelha muito ao Olho de Sauron", disse Rupert Collins, curador do departamento de peixes do Museu de História Natural da Inglaterra e um dos autores do estudo. Segundo os pesquisadores, a dieta do peixe é majoritariamente composta por plantas.

As piranhas, frequentemente retratadas como peixes sanguinários em livros e filmes, não merecem essa má reputação, dizem os cientistas. Segundo Collins, muito dessa imagem feroz pode ser atribuída ao ex-presidente dos EUA, Teddy Roosevelt, que escreveu sobre um ataque de piranhas a uma vaca durante uma visita à América do Sul. No entanto, o evento foi manipulado, com piranhas famintas sendo induzidas a atacar a vaca.

Na realidade, muitas espécies chamadas de piranhas não são carnívoras. Os peixes pacu, que são parentes próximos, possuem dentes menos afiados e se alimentam principalmente de plantas e frutas. A descoberta de novas espécies como a Myloplus sauron ajuda a elucidar a complexa relação entre esses peixes.

Fontes
Museu de História Natural
Imagens
Anton Darius/Unsplash