Nova formiga "fantasmagórica" é batizada em homenagem a Voldemort
Pesquisadores encontraram na Austrália uma espécie de formiga previamente desconhecida. Classificado como "fantasmagórico", o inseto foi batizado como Leptanilla voldemort, em homenagem ao vilão da saga Harry Potter. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista científica de acesso aberto ZooKeys.
Ambiente subterrâneo escuro
Segundo os pesquisadores, a nova espécie é uma formiga pálida com constituição esbelta, pernas finas e mandíbulas longas e afiadas. "O nome da espécie é uma homenagem ao bruxo das trevas Lord Voldemort, o temível antagonista da série Harry Potter, traçando paralelos com a aparência esbelta e fantasmagórica da formiga e o ambiente subterrâneo escuro, de onde ela emergiu", diz um comunicado sobre a descoberta.
Existem mais de 14 mil espécies de formigas em todo o mundo, mas apenas cerca de 60 pertencem ao enigmático gênero Leptanilla. A Leptanilla voldemort foi descoberta durante uma pesquisa ecológica para documentar animais que vivem no subsolo na árida região de Pilbara, no noroeste da Austrália. Apenas dois espécimes da nova e bizarra espécie de formiga foram encontrados.
“A Leptanilla voldemort é quase certamente uma predadora, uma temível caçadora no escuro. Isto é sugerido pelo que sabemos a partir das poucas observações de comportamentos de caça especializados em outras espécies de formigas Leptanilla, onde as minúsculas operárias usam suas mandíbulas afiadas e ferrões poderosos para imobilizar centopéias que vivem no solo, muito maiores do que elas, antes de transportar suas larvas para alimente-se da carcaça”, disse Mark Wong, pesquisador da Universidade da Austrália Ocidental e líder do estudo.