Inicio

Nova ilha "nasce" no Japão após a erupção de um vulcão submarino 

Vídeo impressionante registra o momento em que o pedaço de terra, com 100 metros de diâmetro e 20 metros de altura, emerge do mar
Por History Channel Brasil em 11 de Novembro de 2023 às 16:11 HS
Nova ilha "nasce" no Japão após a erupção de um vulcão submarino -0

Uma nova ilha "nasceu" no arquipélago de Ogasawara, a cerca de mil quilômetros ao sul de Tóquio, no Japão. Especialistas dizem que sua origem está em uma série de erupções vulcânicas submarinas. O mais impressionante é que o momento em que o pedaço de terra emergiu do Oceano Pacífico foi registrado em vídeo.

Erupção explosiva

Maeno Fukashi, do Instituto de Pesquisa de Terremotos da Universidade de Tóquio, disse que a nova ilha tem cerca de 100 metros de diâmetro. O pesquisador afirmou ainda que ela se originou devido a um fenômeno conhecido como erupção freatomagmática. Trata-se de um tipo de erupção explosiva que resulta da interação do magma com a água.

No fim de outubro, o cientista foi até o local e observou colunas negras com rochas emergindo do mar a cada poucos minutos, a cerca de um quilômetro da costa sul da ilha de Iwoto (anteriormente conhecida como Iwo Jima). Essas colunas atingiam alturas superiores a 50 metros, e algumas das rochas levantadas no ar durante as erupções tinham vários metros de comprimento.

Fukashi apontou que a superfície da nova ilha está coberta por rochas íngremes, formadas pela acumulação de outras rochas expelidas durante as erupções. Segundo ele, a nova ilha poderá crescer e mudar de forma se as erupções continuarem, mas também poderá desaparecer sob as ondas. Outras ilhas formadas de forma semelhante na área em 1904, 1914 e 1986 desapareceram  devido à erosão.

Fontes
The Guardian e Science Alert